Antes de fazermos as pazes com o mundo e com os outros temos que fazer as pazes connosco. Isso é uma conquista diária! A felicidade exige valentia como dizia Fernando Pessoa, e eu acrescento tranquilidade, não desistir, agir em tranquilidade, mas agir, não fugir. A serenidade para perceber o que nos acontece, para nos vermos realmente, nos amarmos, para vermos quem são realmente os outros, o que sentem realmente os outros perante nós; interagir com o outro é das coisas mais emocionantes e perigosas que existe, mas é só assim que evoluímos, entregando-nos ao maravilhoso do desconhecido, e à força dos acontecimentos, sem nos perdermos de vista, já que somos a melhor das paisagens para viajar, e contemplar. ´Nestes últimos dias forma duas as figuras que me têm acompanhado mentalmente, duas figuras completamente distintas: Nigella Lawson e Nelson Mandela. Revi-me nos dois. Entreguei-me aos dois. A Nigella pelo entusiasmo e paixão com que reconhece a sua pessoa e o que lhe dá mais prazer na vida que é a culinária. O Mandela pela força de carácter, constância, o não desistir, a profundidade de alma, a generosidade, o perdão. Tudo nestes seres é ascendente, é imediatamente reconhecivel: esperam muito deles próprios, dão o máximo deles e não esperam dos outros a energia para serem eles mesmos. Ah, também gosto de querer ser muito, muito melhor, mas sem desesperos ou ansiedades, que essas coisas dão depressões e quistos nos ovários e depois é uma carga de trabalhos.
Ando num ginásio mental a ver se consigo tamanha elevação de espirito.
quarta-feira, 9 de junho de 2010
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes, mas não esqueço de que minha vida é a maior empresa do mundo. E que posso evitar que ela vá à falência.
ResponderEliminarSer feliz é reconhecer que vale a pena viver, apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise.
Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história.
É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma.
É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida.
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos.
É saber falar de si mesmo.
É ter coragem para ouvir um não. É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta....
Mankuso