terça-feira, 3 de agosto de 2010

Cirurgia Lasik - Deixei de ser a cegueta! Míopes do meu País bora lá fazer!

A visão é de todos os sentidos a imperatriz, a leoa  na selva, a luz ao fundo do túnel na caminhada tortuosa do indivíduo míope e astigmático. Por estes dias, realizei a cirurgia refractiva para acabar de vez com a escravatura de anos, a óculos, lentes de contacto e afins. Depois da operação parece que tinha mergulhado no fundo do mar com os olhos abertos. O globo ocular vermelho, cheio de sangue, fez de mim várias personagens: uma personagem vampiresca, uma super vedeta, a movie star, e também a vítima de maus tratos de violência doméstica  Ao olharem para os meus olhos com sangue, soltavam-se palavras a dizer:  - deixe lá, mande-o dar uma volta, porque julgaram que tinha apanhado do meu conjuge. Ou entrar à noite no restaurante e jantar de óculos escuríssimos. Foi no mínimo muito interessante passar pela experiência, acreditem. O fabuloso, agora, é acordar, abrir os olhos e ver, com nitidez, pela primeira vez em 22 anos; é a felicidade suprema. Pensar que posso nadar numa piscina sem fazer figura de parva porque ando aos ziguezagues, ou que não passo por antipática quando alguém me acena ao longe e eu só reconheço a sombra difusa de um corpo. Acabar com as três dioptrias de miopia, é deixar para trás a condição de cegueta,  e, retirar esse estatuto do meu B.I, é indubitavelmente uma sensação maravilhosa. É daquelas coisas que se deixam para trás e não se tem pena nenhuma!
Mas, e numa passagem pelo dicionário sobre o significado de Míope, o mesmo refere:
míope - s. 2 gén.

1. Pessoa que sofre de miopia.

2. Fig. Pessoa pouco inteligente ou perspicaz.

ora, se o primeiro significado é normal , o segundo, deixa-me a pensar que ao deixar de ser míope passei para uma outra categoria, a de ser mais inteligente. Deixar de ser míope é, neste sentido figurativo do dicionário, deixar de olhar só para o umbigo com nitidez, e passar a ver bem o que e quem  passa ao longe.

No entanto, este lado figurativo do dicionário e aquela definição, deixou-me a pensar que aqueles que são míopes não são inteligentes porque não vêem um palmo à frente, e se a inteligência está associada ao ver, então os míopes são as pessoas mais inteligentes do mundo porque precisamente se vêem a eles próprios com clareza, sem sombras. Estão mais perto deles mesmos porque se vêem melhor. E quem se vê com clareza é, para mim, condição de suprema inteligência.
 Às vezes, o simples facto de ver bem ao longe os outros com clareza e nitidez pode ser  decepcionante e frustrante porque ao retirar as sombras que um olhar míope confere no acto da visualização, vai-lhes retirar a beleza; as sombras apagam as imperfeições, vê-se o essencial.  Há pessoas que só se conseguem ver com um olhar míope. O Míope, é, por sua vez, aquele que tem cuidado como anda porque pode cair; não acena a toda a gente com receio de se enganar, e vê a realidade se forçar muito muito o olhar. Os lados figurativos são mesmo lixados.

Sem comentários:

Enviar um comentário